terça-feira, 15 de junho de 2010

PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET

ATIVIDADE: Leia o texto a seguir para ficar bem informado sobre a Dengue, no texto você encontra links para obter mais informações a respeito do assunto, em seguida desenvolva a atividade proposta na Web quest com a sala.




O QUE É DENGUE?

O dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus. A doença é acometida de febre aguda que se caracteriza por um início repentino, permanecendo por 5 a 7 dias. O doente apresenta dor de cabeça intensa, dores nas articulações e musculares, seguidas de erupções cutâneas 3 a 4 dias depois. Surge sob a forma de grandes epidemias, com grande número de casos.
Existem quatro tipos diferentes de sorotipos do vírus do dengue, denominados dengue 1, 2, 3 e 4. Algumas manifestações do dengue são hemorrágicas, isto é, o paciente apresenta hemorragia severa e choque. Nestes casos, após um período de febre, o estado do paciente piora repentinamente, com sinais de insuficiência circulatória, apresentando pele manchada e fria, lábios azulados e, em casos graves, diminuição da pressão do pulso. Instala-se então uma síndrome de choque do dengue podendo levar o paciente ao óbito. Os casos de dengue hemorrágico ocorrem mais freqüentemente quando o paciente é acometido pela segunda vez da doença, mas com exposição a diferentes sorotipos da doença.
+ Informação...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dengue

Em 10 anos, dobrou o número de Municípios infestados pelo mosquito transmissor da dengue.

Veja o mapa do Brasil...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Dengue_Brasil_2006.jpg

Prevenção

Evitar água parada.
Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.
Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.
Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.
Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.
Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.
Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.
Drenar terrenos onde ocorra formação de poças.
Não acumular latas, pneus e garrafas.
Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.
Manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento.
Colocar peixes barrigudinhos em charcos, lagoa ou água que não possa ser drenada.
Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.
Manter permanentemente secos, subsolos e garagens.
Não cultivar plantas aquáticas.

+ Informação... (Com imgens)
http://www.boticamagistral.com.br/noticias/cuidados.jpg


MOSQUITO

Aedes aegypti
Esta espécie é nativa da África e foi descrita originalmente no Egito. É uma das espécies responsáveis pela transmissão do dengue e febre amarela febre amarela (arboviroses). O Aedes aegypti tem a cor escura e manchas brancas pelo corpo.
Utiliza recipientes artificiais com água parada para depositar seus ovos que são fixados acima do nível da água. Estes resistem a longos períodos de dessecação, o que permite que seja transportado facilmente de um local para o outro. Os locais onde normalmente são encontradas suas larvas são: pneus, pratos de vasos, latas, garrafas, caixa d’água e cisternas mal fechadas, latas, vidros, vasos de cemitério, piscinas, lagos e aquários abandonados, entre outros.
As fêmeas picam preferencialmente ao amanhecer e próximo ao crepúsculo, mas podem picar em qualquer hora do dia. Elas podem picar qualquer animal, mas o homem é o mais atacado. Esta espécie abandona o hospedeiro ao menor movimento, passando, desta forma, por vários hospedeiros disseminando-se assim a doença.
+ Informação... (Com imgens)


http://www.eca.usp.br/njr/voxscientiae/img/dengue.gif


SINTOMAS



+ Informação...
http://www.drauziovarella.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=5

TRATAMENTO

O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos anti-térmicos que devem recomendados por um médico.
É importante destacar que a pessoa com dengue NÃO pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos.
O doente começa a sentir a melhorar cerca de quatro dias após o início dos sintomas, que podem permanecer por 10 dias.
É preciso ficar alerta para os quadros mais graves da doença. Se aparecerem sintomas, como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, tonturas ao levantar, alterações na pressão arterial, fígado e baço dolorosos, vômitos hemorrágicos ou presença de sangue nas fezes, extremidades das mãos e dos pés frias e azuladas, pulso rápido e fino, diminuição súbita da temperatura do corpo, agitação, fraqueza e desconforto respiratório, o doente deve ser levado imediatamente ao médico.
+ Informação...
http://www.sakarolha.com/2009/09/dengue-sintomas-tratamentos.html

DENGUE HEMORRAGICA

Dengue “hemorrágica” é a dengue mais grave. Apesar do nome, que é impreciso, o principal perigo da dengue “hemorrágica” não são os sangramentos, mas sim a pressão arterial muito baixa (choque). É importante saber que outras doenças, como a meningite meningocócica, podem ser muito parecidas com a dengue, embora a pessoa fique grave muito mais rápido (logo no primeiro ou segundo dia de doença). A dengue pode se tornar mais grave apenas quando a febre começa a diminuir. O período mais perigoso está nos três primeiros dias depois que a febre começa a desaparecer. Pode aparecer qualquer uma dessas alterações:
 Dor no fígado (nas costelas, do lado direito).
 Tonteiras, desmaios
 Pele fria e pegajosa, suor frio.
 sangramentos
 Fezes escuras, parecidas com borra de café.

+ Informação...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dengue_hemorrágica#Sinais_de_Alerta_da_Dengue_Hemorr.C3.A1gica


Click no link a baixo para ter acesso às Últimas Notícias sobre Dengue
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=dengue&meta=&aq=0&oq=

Agora que você já leu várias informações sobre a Dengue, vamos navegar na Web quest a seguir e executar o projeto proposto. Bom trabalho!!!
WEB QUEST

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=7111&id_pagina=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário