terça-feira, 15 de junho de 2010

Regiões do Brasil

Apresentação
O Microsoft Excel será utilizado para criação de tabelas com os Estados e Capitais e regiões do Brasil, representando por meio de um gráfico a quantidade de Estados por região.

Objetivos
Identificar e oferecer ao educando condições de aperfeiçoar seus conhecimentos.
Utilizar o Microsoft Excel para criar uma tabela construindo conhecimento referente ao país Brasil,
Criar gráfico construindo o conhecimento mostrando a quantidade de Estados que pertencem a cada região.
Construir o conhecimento utilizando aplicativos computacionais para que o aluno venha estudar geografia deforma diferenciada.
Além de ser um exercício parecido com os ministrados em sala de aula, será um diferencial para o aprendizado, podendo ser uma forma de aprendizagem para um aluno desmotivado, que possui dificuldades com o conteúdo. Com a criação de tabela o aluno visualiza quais capitais pertence ao Estado respectivamente, quais Estados pertencem a determinada região, quantos Estados pertence a cada região por meio do gráfico.

Metodologia
Os alunos primeiramente pesquisaram em livros, caso não encontrem ou necessitassem de apoio deveria utilizar a Internet como fonte de pesquisa, os Estados do Brasil, as respectivas capitais, quais são as regiões do país e os Estados que fazem parte de cada região. Copiar todas essas informações no caderno. No Microsoft Excel, deverá ser feita, primeiramente uma tabela com os Estados e capitais do Brasil. Uma segunda tabela com as regiões e os Estados pertencentes a cada região, calculando assim quantos Estados fazem parte de cada região, para demonstrar este resultado será construído um gráfico para a tabela utilizando a ferramenta assistente de gráfico. A atividade tem um tempo de no máximo duas aulas para ser desenvolvida e concluída.
Sites recomendados:
http://www.brasilrepublica.com/mapa.htm
http://www.portalbrasil.net/brasil.htm
Resultados e Discussão

Para o desenvolvimento da atividade os alunos tiveram acesso a bibliografias disponíveis na instituição e na Internet, as informações foram copiadas no caderno e na segunda aula os aprendizes aplicaram esses dados na planilha do Microsoft Excel. Foram utilizadas duas aulas de informática para o desenvolvimento desta atividade, sendo que a primeira aula ficou disponível para a pesquisa na Internet e a segunda aula para o desenvolvimento no Microsoft Excel, mostrando que o Microsoft Excel, assim como, os outros softwares que fazem parte do Pacote Microsoft Office não precisam ser utilizados apenas para um conteúdos específico como matemática.
A atividade foi realizada em dupla. Dos 20 alunos todos concluíram a atividade proposta, os alunos se preocuparam em colocar a sigla dos estados e com o visual, a formatação das tabelas. Foi observado que a maioria da sala não tinha conhecimento a respeito do assunto proposto no projeto e que durante o desenvolvimento os alunos fixaram melhor o assunto.

Tabela. Atividade: Estados e capitais do Brasil
POSIÇÃO ESTADO SIGLA CAPITAL
1 ACRE AC RIO BRANCO
2 ALAGOAS AL MACEIÓ
3 AMAPÁ AP MACAPA
4 AMAZONAS AM MANAUS
5 BAHIA BA SALVADOR
6 CEARÁ CE FORTALEZA
7 DISTRITO FEDERAL DF BRASÍLIA
8 ESPÍRITO SANTO ES VITORIA
9 GOÍAS GO GOIÂNIA
10 MARANHÃO MA SÃO LUIS
11 MATO GROSSO MT CUIABÁ
12 MATO GROSSO DO SUL MS CAMPO GRANDE
13 MINAS GERAIS MG BELO HORIZONTE
14 PARÁ PA BELÉM
15 PARAÍBA PB JOÃO PESSOA
16 PARANÁ PR CURITIBA
17 PERNANBUCO PE RECIFE
18 PIAUÍ PI TERESINA
19 RIO DE JANEIRO RJ RIO DE JANEIRO
20 RIO GRANDE DO NORTE RN NATAL
21 RIO GRANDE DO SUL RS PORTO ALEGRE
22 RONDÔNIA RO PORTO VELHO
23 RORAIMA RR BOA VISTA
24 SANTA CATARINA SC FLORIANÓPOLIS
25 SÃO PAULO SP SÃO PAULO
26 SERGIPE SE ARACAJU
27 TOCANTIS TO PALMAS

Foi comprovando assim, que um software não precisa necessariamente ser especifico para uma só disciplina, o Microsoft Excel além de trabalhar com números e fórmulas também poderá ser utilizado para construção de trabalhos referentes ao conteúdo de Geografia.

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