terça-feira, 15 de junho de 2010

Planejando uma atividade usando mídias digitais

Projeto: Sistema Solar
Software utilizado: Twitter

Apresentação

Twitter (pronuncia-se "tuíter") é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets").
O projeto Sistema Solar tem a modalidade de ensino a distância foi desenvolvido tendo em vista propiciar aos aprendizes uma situação diferenciada, para executar uma atividade, da qual vivenciam no dia a dia na sala de aula.

Objetivos

Reconhecer os planetas do Sistema Solar, bem como suas características físicas e curiosidades.
Permitir o aprofundamento de seus conhecimentos conforme a atividade proposta.
Proporcionar informação em fluxo contínuo com o limite de números de caracteres.

Metodologia

Os aprendizes devem criar uma conta de e-mail em seguida um twitter para conhecer a ferramenta em questão, os alunos devem seguir o endereço: http://twitter.com/auladigital, neste devem seguir as instruções, a aula à distância para realizar o projeto. Serão postadas informações a respeito do tema e sites os quais os aprendizes devem visitar para obter conhecimento, o seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA para assistir um vídeo referente ao sistema solar e o link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9584/Sistema%20Solar.swf com um software on-line que possui um exercício proposto no fim para responder, os aprendizes devem se dividir em grupo e produzir jogo da memória, móbile e uma maquete além de usar o software Paint para representar o Sistema Solar.

Twitter


Software do Sistema Solar


Primeira atividade do Sistema Solar


Vídeo do Sistema Solar


Resultados e Discussão

O Twitter pode também ser utilizado como estratégia de aprendizado ativo, serve para aprofundar a interação ao redor de um assunto específico, para estudantes e profissionais compararem pensamentos sobre um tópico, compartilhar pensamentos, com quem está ou mesmo quem não está lá. Breve e rápido, o Twitter desenvolve uma habilidade importante: pensar com clareza e se comunicar com eficácia.
Não se pode considerar que o uso do twitter no projeto do sistema solar é o melhor ou errado e também de entender que esta seria uma boa ferramenta para a sala de aula ou não, ao estar em contato pessoal com os aprendizes, a distância entre aprendiz e educador diminuiu e melhorou o interesse dos aprendizes no conteúdo, sistema solar.
O twitter é uma rede social que tem as funções de estreitar e construir laços e conexões, sendo assim benéfico em diversas áreas da educação, proporcionando um melhor aprendizado em sala de aula.
A segunda atividade desenvolvida no software Paint, a criação dos desenhos dos planetas do sistema solar, uma maquete dos planetas a qual foi utilizada para conclusão da quarta atividade, onde os aprendizes aplicaram no quadro as figuras representativas de cada planeta do sistema solar.


Segunda atividade do Sistema Solar


Terceira atividade do Sistema Solar


Quarta atividade do Sistema Solar

Nenhum comentário:

Postar um comentário